728 x 90

Rita- Keller-Iyengar yoga

Yoga traz novo significado para a menopausa

O Iyengar yoga contribui para que o organismo da mulher encontre o equilíbrio na menopausa

25/04/2017 por

Os filhos cresceram, você finalmente parece se reconhecer no próprio corpo e pode afirmar que encontrou um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Tudo parece se encaixar quando, sem mais nem menos, você começa a ter crises de ansiedade e noites de insônia. Irregularidade do fluxo menstrual, ondas de calor, sudorese repentina e alterações de humor são sinais claros de uma nova transformação hormonal acontecendo. A menopausa, que significa, literalmente, fim da menstruação, pode durar vários anos e traz consigo um período de mudanças que são sentidas no corpo, na mente e nas emoções da mulher.

Em geral, os ovários, cansados de produzir óvulos, querem se aposentar e deixar a produção de hormônios para as suprarrenais e outros órgãos. A glândula pituitária, por outro lado, quer se manter ativa e, para que tudo continue funcionando, envia quantidades ainda maiores de hormônio folículo-estimulante (FSH) e de hormônio luteinizante (LH) para incentivar os ovários a produzir mais estrogênio.

Modificar a alimentação, a rotina de exercícios e o estilo de vida ajuda o corpo a se ajustar às mudanças. Mas algo pode contribuir ainda mais neste período: o Iyengar Yoga.

De acordo com Analu Matsubara, professora do Estudyo Iyengar Yoga São Paulo, as práticas ajudam a promover inúmeros benefícios para todas as pessoas mas, nas mulheres, sobretudo nesta época da vida, pode trazer aumento da circulação sanguínea no abdômen e na pélvis, tonificação e melhora do funcionamento dos órgãos reprodutores, revitalização das glândulas suprarrenais, alívio da ansiedade e do estresse, relaxamento do sistema nervoso e reequilíbrio das glândulas tireoide e paratireoides.

“O Iyengar Yoga ajuda a perceber o que o corpo tem a lhe dizer nessa fase e contribui de forma significativa para que o organismo se ajuste e encontre um novo equilíbrio”, explica a professora de Yoga.

Justamente para ajudar mulheres neste período a se reencontrarem que Analu convidou Rita Keller, autora do livro “Iyengar Yoga in der menopause” (Iyengar Yoga na menopausa, ainda sem tradução para o português), para o workshop “Iyengar Yoga e Menopausa”, que acontecerá nos dias 11 a 14 de maio, no Estudyo Iyengar Yoga São Paulo.

“Eu observei que, para muitas mulheres, a menopausa vem como um drama – como se fosse equivalente à perda da sua feminilidade, sua atratividade, sua autoestima e autorrespeito”, disse Rita Keller, ao Taco de Mulher. “O curso será dividido em duas partes: uma teorica e outra prática, na qual mostramos como algumas posições podem aliviar, por exemplo, as ondas de calor. Neste caso, com extensões para a frente e com a postura do cachorro olhando para baixo (Adho Mukha Shvanasana). Já as alterações de humor podem ser equilibradas levantando o diafragma em posição deitada, de forma a fornecer mais oxigênio para o corpo”, explica.

Os benefícios do Iyengar yoga, contudo, são inúmeros para mulheres de todas as idades. “As meninas, desde tenra infância, podem se aproximar desta ciência de uma forma lúdica e muitas vezes aprendem a prática através de imagem dos animais e das figuras míticas da cultura da Índia antiga. As adolescentes, em meio às reviravoltas de suas questões de busca de novos limites e identidade, poderão se beneficiar de sequências ióguicas para equilibrar o sistema hormonal e o sistema nervoso. Mulheres em seu percurso gestacional igualmente irão tirar enormes vantagens da prática que a colocarão frente a frente com todo o seu potencial de criar uma nova vida; além de fortalecer o vínculo com o bebê e aumentar a sua vitalidade e coragem para enfrentar a hora do parto, bem como todo o processo de pós-parto. Já as mulheres mais maduras em sua segunda alvorada do feminino irão ressignificar toda a potencialidade e virtuosismo advindo de uma vida rica em experiências que irão culminar na capacidade de se reinventar criativamente segundo toda uma nova lógica de sua biologia interna e campo emocional”, explica Matsubara.

O workshop “Iyengar Yoga e Menopausa” será ministrado em inglês (com tradução para o português) e contará com uma equipe de apoio para orientar os alunos na execução das práticas e é direcionado para praticantes iniciantes e avançados, professores de Yoga e qualquer pessoa interessada no tema (homem ou mulher). A inscrição pode ser feita aqui.

Juliana Tavares

Demorou para admitir, mas hoje acha que ser mulher é muito divertido. É jornalista, consultora em Comunicação pela j2 Comunicação e mãe de Matheus, Heitor, dois gatos e uma cã.

Site

Comenta aí, vai!