728 x 90

amor-próprio-roseane-moura

Olhar amoroso

Que tal você encontrar um momento único de se olhar de dentro pra fora e se resgatar?

26/07/2017 por

Ela poderia ser poetisa. Destas que vê belezas escondidas no toco de árvore, num pedaço de chão irregular e que, por suspirar e declamar suas descobertas, acaba estimulando quem está do lado a enxergar o incrível na simplicidade. Poderia escrever e até o faz de maneira inconstante. Mas é do seu olhar amoroso que a fotógrafa Roseane Moura tira a força para viver. Fotografava festas de casamento. Depois, pelo amor maior e infinito pelos filhos, e do impulso criador que a maternidade traz, criou a Lente Materna: agência especializada em capturar as conexões de amor e a beleza cotidiana e, a partir de cliques inspiradores, contar a história da casa, das crianças, dos bichinhos de estimação e o que mais for importante para as famílias.

Do casamento que planejou, dos filhos que teve e do momento de olhar para si depois do puerpério, nasceu o Amor Próprio: um projeto que pretende oferecer às mulheres um momento único de se olhar de dentro pra fora e se resgatar. “Escutando as vozes que ecoam, a plenitude que é ter um tempo pra si e se auto permitir um carinho e se reconhecer quem se é, tudo isto é “Amor próprio!”. As mulheres fotografadas se mostram como são em sua essência e plenitude e o resultado, admito, me surpreende a cada nova fotografada”, diz.

A proposta do Amor Próprio não é um ensaio sensual. “O importante é que, independente dos padrões de belezas expostos, essas mulheres se mostrem cada uma com o seu jeito, com sua luz e naturalidade”, explica a fotógrafa. Além disto, o projeto quer mostrar a força feminina, contribuindo para a mudança de referências visuais. “Antes do ensaio não procuro saber muita coisa de cada pessoa. Normalmente elas contam um pouquinho e isso é o suficiente pra mim. Em alguns ensaios, a conversa flui muito bem, em outros a conversa é pelo olhar. O momento pode ser de quietude e outros de muita gargalhada. Ou pode acontecer tudo junto. O fato é que o resultado tem sido lindo!”

Uma pesquisa conduzida pelo instituto de pesquisa inglês StrategyOne conversou com mais de 6.400 mulheres, com idade entre 18 e 64 anos, de 20 países, incluindo o Brasil, e revelou que apenas 4% das mulheres se consideram bonitas. O ensaio Amor Próprio vem na contra mão disso tudo, mostrando que as mulheres são naturalmente belas e não precisam de nenhuma produção. “A cultura da beleza propagada pela mídia é cruel. Fico feliz que a fotografia possibilite mostrar uma outra identidade visual e realidade, na qual mulheres reais apareçam com sua beleza singular.”

Com tudo isso, Roseane resume seu trabalho, neste e noutros projetos, citando um trecho do poema musicado “Metade”, de Oswaldo Montenegro: “Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba. E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer.”

amor-proprio-Michele

amor-proprio-roseane-moura-lauren
Site: https://amorproprioretratos.46graus.com

Facebook: https://www.facebook.com/amorproprioretratos
Instagram: https://www.instagram.com/ensaioamorproprio

Juliana Tavares

Demorou para admitir, mas hoje acha que ser mulher é muito divertido. É jornalista, consultora em Comunicação pela j2 Comunicação e mãe de Matheus, Heitor, dois gatos e uma cã.

Site

Veja também

Comenta aí, vai!